18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

meme-18 de maio-dia combate abuso exploracao sexual infantil 2019


São inúmeros os casos de violação contra crianças e adolescentes no Brasil. O Disque 100, ferramenta de denúncia anônima, recebeu no ano de 2018 mais de 17 mil relatos de casos envolvendo violência sexual contra este grupo tão vulnerável da nossa sociedade. Destas 17 mil denúncias, 13,4 mil se referem a abuso sexual e 3,6 mil a exploração sexual. As meninas estão entre as principais vítimas de abuso sexual, totalizando 73,4%, sendo que entre os meninos o percentual é de 18,6%.

Para as crianças e adolescentes brasileiros, o perigo mora na própria casa. Entre os autores das agressões 70% são pais, padrastos e mães, o que aprofunda ainda mais o cenário de impunidade de criminosos e de silenciamento das vítimas. Isso precisa mudar imediatamente, crianças e adolescentes não são propriedade de famílias que acobertam abusadores e agressores de forma sistemática e traumática. Esses criminosos devem ser punidos e a segurança física e mental das vítimas deve ser assegurada por meio de políticas públicas e aplicação correta da justiça.

Nós, católicas feministas, há muito tempo temos denunciado o silenciamento da Igreja Católica em relação aos abusos contra menores que acontecem dentro dos espaços de fé, com o aval da hierarquia clerical. Reiteramos nosso posicionamento de repúdio aos casos recentes e nos juntamos a todos e todas que lutam pelo atendimento digno às vítimas desses crimes bárbaros e por uma justiça efetiva que traga dignidade e reparação contra esse tipo de violência.

Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime!
Disque 100 e denuncie!

Author: catolicas01

Share This Post On