Católicas feministas brilham em ato histórico no Festival de Cannes 2019

meme-CDD Argentina brilha no Festival de Cannes 2019


O tapete vermelho do mais famoso festival europeu de cinema ficou verde no último sábado (18/05). Dezenas de ativistas argentinas levantaram bandeiras e lenços verdes no Festival de Cannes reivindicando o aborto legal, seguro e gratuito. O ato contou com a participação de Marta Alanis, Lola Guerra e Victoria Tesoriero, integrantes das Católicas por el Derecho a Decidir da Argentina, e aconteceu antes da exibição do documentário “Que Sea Ley”, de Juan Solanas.

O documentário retrata a luta das feministas argentinas pela legalização do aborto no país, aprovada por deputados em junho de 2018, mas negada pelo Senado em agosto do mesmo ano. Na Argentina, a interrupção voluntária da gravidez é permitida em casos específicos. A pauta ganhou espaço no debate público, fazendo também emergir reações de setores religiosos fundamentalistas. Assista o trailer aqui.

O ato também homenageou Ana María Acevedo, morta aos 19 anos após um hospital ter se negado a realizar o procedimento de aborto durante uma gravidez de risco. Em Cannes, esteve presente Norma Cuevas, mãe de Ana.

Foto Gisela Schober Getty Images

Foto: Gisela Schober/Getty Images

A atriz Penélope Cruz e o cineasta Pedro Almodóvar apoiaram a luta exibindo o lenço da Campaña Nacional por el Derecho al Aborto Legal, Seguro y Gratuito. Os lenços também foram colocados em todos os assentos da sala de cinema antes da exibição do documentário.

A ato de nossas companheiras foi fundamental para dar visibilidade internacional aos retrocessos nos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres na América Latina, denunciando o avanço do conservadorismo impulsionado pelo fundamentalismo religioso e o liberalismo econômico. Católicas pelo Direito de Decidir do Brasil saúda nossas companheiras argentinas e reafirma sua luta pela vida das mulheres a partir de uma perspectiva católica e feminista.

Católicas pelo Direito de Decidir
21/05/2019

Author: catolicas01

Share This Post On