Rede de Católicas na América Latina lança nota contra o golpe no Brasil

Link do post original em espanhol: http://www.cddperu.org/informacion/nota-de-prensa/comunicado

A Rede Latino-americana de Católicas pelo Direito de Decidir manifesta seu mais profundo rechaço ao golpe de Estado produzido no Brasil, onde setores conservadores, com participação de grupos fundamentalistas religiosos, se aliaram em um complô para derrubar a presidenta eleita democraticamente pela maioria do povo.

Historicamente, a América Latina tem sido território assolado por golpes militares, derivados de alianças entre as oligarquias nacionais, os poderes econômicos concentrados e os meios hegemônicos de comunicação. Hoje, voltamos a sofrer outro golpe anunciado, manifestado pela farsa de um impeachment planejado e orquestrado pelos sectários reacionários e conservadores que levaram a cabo este ataque atroz contra um governo constitucional como o de Dilma Rousseff, eleita por mais de 54 milhões de votos no Brasil.

Isto se constitui como um duro golpe não só para este país irmão, mas também para quem defende a democracia e a justiça social, entendendo que a desigualdade e os poderes concentrados em poucas mãos, ameaçam direitos, legitimam o exercício da violência, aprofundam brechas entre os que têm mais e os que têm menos.

O desdém a vontade popular constitui uma clara ameaça a nossas jovens democracias e é por isso que nos pronunciamos contra o golpe institucional perpetrado por Temer Golpista, alçado ao poder como companheiro de Dilma Rousseff, mas que, ignorando o mandato do povo, liderou sua destituição. 61 votos decidiram o destino de um país, em um processo repleto de irregularidades, construído pela misoginia, racismo e preconceito brutal.

Nunca apoiaremos a palavra de um grupo de homens que mancharam a história do povo brasileiro e atacaram a primeira mulher eleita como presidenta de uma país irmão, contra a vontade de um povo que hoje, mais do que nunca, pede nosso apoio.

Pela defensa da democracia, pelos direitos conquistados, pelo respeito à vontade popular.

Não ao golpe de Estado no Brasil!

Rede Latino-americana de Católicas pelo Direito de Decidir

Setembro, 2016

Leia também: Rede Latino-americana de Católicas pelo Direito de Decidir está presente em 12 países desde 1996. Leia nossa carta de princípios: http://www.catolicas.org.br/Carta-Principios-Rede-CDDLA.pdf

Author: rack

Share This Post On