21/01 – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Católicas pelo Direito de Decidir celebra Mãe Gilda e apoia essa luta!

21_01 (1)

No dia 21 de janeiro do ano de 2000, Gildásia dos Santos, mais conhecida como a Iyalorixá Mãe Gilda de Ogum, e uma das principais lideranças do candomblé da Bahia, sofreu um infarto que tirou sua vida após um ato de extrema crueldade. Seu rosto foi colocado na capa de um panfleto da Igreja Universal do Reino de Deus, com a manchete “Macumbeiros charlatões ameaçam a bolsa e a vida dos clientes”. Mãe Gilda não resistiu aos ataques de ódio que se seguiram à distribuição do material. 

 

Desde 2007, a data da passagem de Mãe Gilda marca a aprovação da Lei Federal nº 11.635,  que reconhece sua importância histórica e estabelece o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. É um momento em que devemos nos reunir e celebrar a diversidade religiosa do nosso país. É também o momento de reafirmar nossa posição antirracista e em defesa das religiões de matriz africana, tão perseguidas por igrejas e organizações fundamentalistas religiosas que agora se veem mais poderosas em um governo de viés fascista que ameaça a laicidade do Estado a todo momento. 

 

Se junte a essa luta aderindo aos atos que ocorrerão em todo o país. Entre no link abaixo para mais informações sobre os atos em cada uma das cidades: https://www.facebook.com/events/632232290856217/

Author: catolicas01

Share This Post On