Café com Luta: Justiça Reprodutiva e Fé

print teologias

Dia 31 de Outubro, às 19:00, temos mais uma edição do Café Com Luta. Desta vez, vamos conversar sobre justiça reprodutiva e fé com Simony Cristina, das Evangélicas pela Igualdade de Gênero, e Letícia Lopes, ativista de Católicas pelo Direito de Decidir. O bate papo é ao vivo, na nossa sede, e será transmitido pela página de Católicas no Facebook.

A justiça reprodutiva é um assunto que aprofunda a discussão sobre a legalização e descriminalização do aborto. A expressão, derivada dos temas justiça social e direitos reprodutivos, coloca a dimensão racial e étnica como fator fundamental para refletir sobre a saúde reprodutiva das mulheres.

“Justiça reprodutiva é sobre o respeito máximo às escolhas das mulheres, tendo em vista uma sociedade e Estado que garantam apoio às mulheres, queiram elas ser mães, ou não”, diz Simony dos Anjos, mãe do Bernardo e da Nina. Evangélica, Simony é cientista social, mestra em educação e curadora da Coluna Féminista, no portal de notícias Justificando. Integrante do grupo “Evangélicas Pela Igualdade de Gênero” (EIG), ela une em sua militância a fé e a luta política, assumindo a identidade de Feminista Cristã. Simony tem trilhado o caminho do feminismo negro cristão em parceria com a Rede de Mulheres Negras Evangélicas.

Letícia Lopes é graduada em Ciências da Religião (2008), pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), com mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Em suas palavras: “Evocar o debate sobre Justiça Reprodutiva e Fé, torna-se tarefa importante e audaciosa no atual cenário político e religioso brasileiro. Implica em discutir e refletir nosso sistema racista, patriarcal, machista, heteronormativo e, ainda, colonial”. Letícia desenvolve oficinas e palestras com diversos grupos, com temáticas relacionadas a: mulheres, feminismos latino-americanos, sexualidade, relações étnico-raciais, religiões de matriz afro-brasileira e catolicismo, ecumenismo e diálogo inter-religioso. É ativista de Católicas pelo Direito de Decidir, integrando os núcleos de Ativistas e incidência no campo religioso.

Venha tomar um café com a gente e debater este tema essencial para nossa luta e resistência!

Garanta sua presença se inscrevendo aqui.

Serviço:

Café com Luta: Justiça Reprodutiva e Fé

Quando? Quinta, dia 31 de outubro de 2019

Horário? Das 19h às 21h30.

Onde? Sede de Católicas: Rua Martiniano de Carvalho, nº 71, casa 11, Bela Vista, SP

Quanto? Gratuito.

Católicas pelo Direito de Decidir

Assessoria de Imprensa

comunicacao@catolicas.org.br

Telefone: (11) 3541-3476

Author: catolicas01

Share This Post On