Seminário sobre mulheres no poder e na política reúne católicas do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-oeste.

Católicas pelo Direito de Decidir promove entre os dias 14 e 17 de agosto o seminário de formação Presença das mulheres nos espaços de poder e decisão. O encontro, realizado graças ao apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), reunirá cerca de 30 mulheres das regiões Centro-oeste, Nordeste, Norte e Sudeste, e tem o objetivo de debater a participação das mulheres na política do país. Assim como fazer um balanço do fundamentalismo presente na política brasileira em todas as suas esferas, prejudicando o avanço nos direitos humanos da população, especialmente mulheres e LGBT.

 

Confira as palestras do Seminário:

Descompasso entre o dinamismo das mulheres na sociedade e sua representação no sistema político. Palestrante: Mestre em Comunicação (ECA-USP), Especialista em política nas perspectivas de gênero e raça, e diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos.

Panorama da participação político-eleitoral das mulheres no Brasil e na América Latina. Palestrante: Doutora em Sociologia (FFLCH-USP) e pesquisadora no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da UNICAMP, Maria Teresa Citeli.

Mulheres em espaços de poder e decisão: estratégias de ação afirmativa no Brasil. Palestrante: Doutora em Ciência Política pela Universidade de Brasília, Patrícia Rangel.

Mulheres na política, meios de comunicação e identidade. Palestrante: Jornalista, mestre em Comunicação (PPGCOM-UFJF). Editora e jornalista responsável pelo Jornal “Mulier”, Alessandra Soares Muniz Gomes.

Mulheres nos espaços de poder e decisão: obstáculos criados em laboratório. Palestrante: Maria Teresa Citeli

Conservadorismo no Brasil: modos de atuação e estratégias ofensivas aos direitos sexuais e direitos reprodutivos. Palestrantes: Historiadora e Mestre em estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, gênero e feminismo, Integrante do CLADEM Brasil (Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher), Carla Gisele Batista.

Estratégias comunicativas das mulheres para mudanças políticas. Palestrante: Pesquisadora do Centro de Pesquisa ATOPOS (ECA/USP). Pós-Graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Centro Universitário Senac. Coordenadora de Comunicação de Católicas pelo Direito de Decidir, Raquel Melo.

 

Baixe a publicação do Seminário!

O seminário não será aberto ao público, no entanto, todo o conteúdo debatido no encontro pode ser acessado nos artigos produzidos pelas palestrantes que constam na publicação “A presença das Mulheres nos espaços de poder e decisão” disponível na Biblioteca Digital de Católicas aqui.

Author: catolicas01

Share This Post On