Latinas debatem igualdade de gênero, autonomia e sustentabilidade

No final do mês de outubro de 2016, aconteceram em Montevideo (Uruguai) dois eventos importantíssimos para os direitos das mulheres de nosso continente: o Fórum de Organizações Feministas, organizado por entidades feministas, e a XIII Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, organizada pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL). Ambos trataram dos desafios para a implementação efetiva da igualdade de gênero, da autonomia das mulheres e do desenvolvimento sustentável na região. Centenas de mulheres participaram dos encontros e debateram propostas políticas e de crescimento econômico orientadas, centradas no bem-estar das populações.

No Fórum de Organizações Feministas, as mulheres celebraram o aniversário de 40 anos do movimento na região, destacando conquistas em direitos, mas também demonstraram preocupação com a acentuação da desigualdade social e com as investidas golpistas que impactam a vida das mulheres. Para ler Declaração Política das Mulheres reunidas no Fórum de Organizações Feministas, clique aqui.

Na XIII Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, a meta traçada pelas participantes foi a garantia da igualdade de gênero na região até 2030, num documento chamado Estratégia de Montevidéu. O Brasil foi um dos países que assinou o documento sem fazer nenhuma ressalva em relação ao seu conteúdo, o que nos pareceu importante. Para saber sobre os detalhes da Conferência, clique aqui.

Author: catolicas01

Share This Post On