Nota de apoio ao Padre Ticão e à Paróquia São Francisco de Assis

nota-apoio-paroquia-ermelini-matarazzo


Nos últimos dias, a Paróquia São Francisco de Assis, localizada na região de Ermelino Matarazzo, em São Paulo, vem sendo alvo de ataques violentos de grupos extremistas da Igreja Católica. A reação foi iniciada durante a 36ª Semana da Juventude, realizada pelo grupo da comunidade Renovação Jovem. Entre as atividades atacadas estavam uma roda de conversa sobre Cannabis Medicinal, conduzida pelo pároco Ticão, e a participação de nossa organização, Católicas pelo Direito de Decidir, em uma palestra sobre gênero, direitos sexuais, direitos reprodutivos e religião. A programação também contou com eventos sobre racismo, políticas públicas, juventudes, uma celebração ecumênica e uma romaria de jovens à Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Padre Ticão, integrantes da Paróquia São Francisco de Assis e jovens do grupo Renovação Jovem estão sendo atacados com mensagens de ódio, calúnias e ameaças de morte. Provocada por quem não se propõe a exercitar o diálogo, a avalanche de violência tenta sufocar as vozes de uma comunidade de fé conhecida pela luta nas questões sociais.

O discurso de ódio camuflado de liberdade de expressão é rotina na boca de muitos que se dizem à favor da “vida” abstrata. São os mesmos que enchem as redes sociais de comentários cruéis e desumanos, fazendo apologia à Inquisição, à tortura e ao armamento, em total descompasso com os ensinamentos de Jesus Cristo.

O país atravessa um período assombroso. Se tornaram cotidianos os retrocessos nos direitos e nas políticas públicas, o aumento das desigualdades sociais e da violência contra grupos marginalizados. Os ataques não devem intimidar quem se propõe a fortalecer uma sociedade mais justa e uma fé mais solidária.

Católicas pelo Direito de Decidir se solidariza com toda a Paróquia São Francisco de Assis – Ermelino Matarazzo, espaço que acredita no diálogo, na troca de ideias e no fortalecimento da Democracia e dos Direitos Humanos. Convidamos todas as pessoas que acreditam na vida e na esperança para que participem de um ato de solidariedade, que acontecerá amanhã (10/08), às 15h, na São Francisco de Assis (Av. Miguel Rachid, Ermelino Matarazzo). Não voltaremos para as fogueiras!

Católicas pelo Direito de Decidir
09/08/2019

Author: catolicas01

Share This Post On