25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha!

WhatsApp Image 2018-07-24 at 11.50.06

Dia 25 de julho é Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e também Dia Nacional da Mulher Negra. Viva Teresa de Benguela!

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha é momento de refletir, mobilizar e lutar contra todas as interdições impostas às mulheres negras. Segundo a pesquisa  Estatísticas de gênero – indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 10,4% das mulheres negras completam o ensino superior. A falta de acesso à educação é um fator estruturante da opressão racista contra as mulheres negras.

Além disso, neste 25 de julho, passaremos dos 4 meses da execução de Marielle e Anderson, sem que as respostas para esse brutal crime tenham sido dadas.  Quem mandou matar Marielle e por quê? Também segue na justiça a denúncia feita pelo Ministério Público contra os policiais envolvidos no assassinato de Luana Barbosa, vítima de violência policial racista e lesbofóbica. As vidas das mulheres negras são sistematicamente tiradas pela violência policial, pelo fundamentalismo religioso e pela ausência de acesso à saúde e à justiça.

Nós, Católicas pelo Direito de Decidir, reafirmamos nosso compromisso com a luta anti-racista e contra o racismo violento cometido pelos fundamentalismos religiosos. Pelo respeito à religiões de matriz africana e pelo bem viver de mulheres negras e indígenas!

Com o slogan “Nossos passos vêm de longe”, mulheres negras e indígenas estarão nas ruas no dia 25 de julho, em protesto contra o genocídio do povo negro, o racismo, o machismo, o feminicídio, o etnocídio, a lesbofobia, a bifobia e a transfobia, o racismo religioso e todas as formas de violência que ferem os direitos humanos.

Na cidade de São Paulo, haverá, pelo terceiro ano consecutivo, a Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, com o lema “Por nós, por todas nós e pelo Bem Viver”, contando com a presença de mulheres negras de toda a cidade na Praça Roosevelt, às 17:00. Ajude a construir o ato de SP doando e compartilhando a vaquinha. Apoie essa luta!

Para mais informações sobre os atos e eventos relacionados com o dia 25 de julho, acesse: fb.com/mmnegrasSP

#MarchadasMulheresNegras

#NossosPassosvêmdelonge

#25deJulho

#DiadaMulherNegra

Author: catolicas01

Share This Post On