Católicas participa de seminário internacional sobre religião, gênero e sexualidade

meme-Seminário Internacional na UNICAMP

 

No próximo dia 23 de maio (quinta-feira) será realizado o seminário internacional Religião, Gênero e Sexualidade: ativismos contemporâneos, das 9h às 18h30, no Auditório 2 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento contará com diversos/as convidados/as, incluindo Maria José Rosado, presidenta de Católicas pelo Direito de Decidir.

O seminário incluirá três mesas: Conservadorismos, religião e política; Religião, ativismos e direitos sexuais e reprodutivos; e Feminismos, movimento LGBTI e ativismo religioso. O evento conta com organização de Regina Facchini, Ronaldo de Almeida e Alexandre Oviedo Gonçalves, além do apoio técnico da secretaria do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu.

Segundo Regina Facchini, pesquisadora do Pagu e professora do Programa de Doutorado em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Unicamp, o evento tem por finalidade refletir sobre as articulações entre religião e política e aprofundar reflexões sobre controvérsias envolvendo religião e direitos sexuais e reprodutivos, dando início a um diálogo sobre ativismos religiosos não apenas no campo conservador, mas na defesa dos direitos das mulheres e de LGBTI.

Facchini acredita que, a partir do lugar da universidade, o seminário possa ampliar a reflexão e a capacidade de agir em favor de direitos que vêm sendo violentamente atacados no contexto político atual. “O cenário nebuloso em relação à democracia em um ano eleitoral, levando em conta a centralidade e o duro ataque a esses direitos nos últimos processos eleitorais, faz ainda mais necessária e propícia a iniciativa desse diálogo”, afirma.

Para Maria José Rosado, é de fundamental importância a realização do evento em tempos de estado de exceção e de avanços fundamentalistas, que atingem principalmente as populações mais vulnerabilizadas. “A articulação perversa de forças religiosas e políticas conservadoras recaem com desmedido peso sobre os direitos das mulheres e da população LGBTI.”

O seminário é aberto para todas as pessoas e não há necessidade de inscrições. Além da participação presencial, ele será transmitido ao vivo pelo site da Unicamp. Para mais informações, acesse o evento no Facebook. Confira a programação completa:

  • Mesa 1: Conservadorismos, religião e política – (09:00 hs – Auditório 2)
    Ronaldo de Almeida (Unicamp; Cebrap)
    Horácio Sívori (UERJ)
    Maria das Dores Campos Machado (UERJ)
    Juan Marco Vaggione (Uni. Nac. de Córdoba; Conicet)
  • Mesa 2: Religião, ativismos e direitos sexuais e reprodutivos – (14:00 hs – Auditório 2)
    Alexandre Oviedo Gonçalves (Unicamp)
    Jacqueline Moraes Teixeira (USP)
    Luiza Terrassi Hortelan (Unicamp)
    Vanessa Leite (UERJ)
  • Mesa 3: Feminismos, movimento LGBT e ativismo religioso – (16:30 hs – Auditório 2)
    Maria José Rosado Nunes (PUC – SP e Católicas pelo Direito de Decidir)
    Valéria Cristina Vilhena (UMESP e Evangélicas pela Igualdade de Gênero)
    Cristiana Serra (UERJ)

Author: catolicas01

Share This Post On