Católicas tem programação gratuita sobre visibilidade lésbica e religião

programacao VISIBILIDADE LÉSBICA CDD 2019


No dia 29 de agosto é celebrado o Dia da Visibilidade Lésbica. Para falar sobre o assunto, Católicas pelo Direito de Decidir promoverá uma série de atividades sobre gênero, diversidade sexual e religião. A programação conta com a exibição de filme e rodas de conversa. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação acontecerá na sede da organização, em São Paulo.

No dia 29 de agosto (quinta-feira) acontecerá o lançamento do livro “Teologias Fora do Armário: teologia, gênero e diversidade sexual”, às 19h. Com distribuição gratuita, a publicação apresenta pensamentos teológicos construídos em torno das questões de gênero e sexualidade. Os artigos também refletem sobre os impactos do fundamentalismo religioso nos direitos sexuais e direitos reprodutivos e sobre a violência contra as mulheres nos espaços religiosos. Para mais informações sobre a obra, clique aqui.

ATENÇÃO: Devido a grande procura pela participação no lançamento de Teologias Fora do Armário e pela limitação de espaço, abrimos uma ficha de inscrição com 50 (cinquenta) vagas. É preciso se inscrever para participar do lançamento. Garanta já sua vaga clicando aqui

O lançamento contará com um bate-papo sobre Religião e questões LGBTI+, composta por Regina Soares Jurkewicz, doutora em Ciência da Religião (PUC/SP) e organizadora do livro, pela socióloga Tabata Tesser e Bruna David mestra em Ciência da Religião (PUC/SP). O diálogo será transmitido ao vivo pelo Facebook: /catolicasdireitodecidir.

No dia 30 de agosto (sexta-feira), às 19h, será exibido o documentário “4 Minas” (2012), que mostra a história de quatro jovens lésbicas do Estado de São Paulo. Dirigido pela cineasta, jornalista e musicista Elisa Gargiulo, o filme foi eleito o melhor documentário no Prêmio Cidadania em Respeito a Diversidade, da Associação da Parada do Orgulho LGBT, em 2013. Após a exibição, acontecerá um bate-papo sobre visibilidade lésbica e direitos humanos.

Já no sábado, dia 31 de agosto, às 15h, será realizada a primeira edição do CAFÉministas com o tema “Algumas experiências lésbicas nas religiões”. A atividade contará com a participação da ialorixá Claudinha Rosa (Ilê Asé Ojú Oyá) e da educadora Ingrid Giffoni (Diversidade Cristã – Brasília), com mediação de Bruna David (Católicas pelo Direito de Decidir). O CAFÉministas é uma atividade realizada pelo grupo FÉministas, que reúne mulheres jovens de diversas comunidades de fé para dialogar sobre gênero, religião e direitos humanos.

“É muito importante falarmos sobre a visibilidade lésbica e fazermos uma programação especial sobre isso, pois 50 anos após a Revolta de Stonewall, as mulheres lésbicas, assim como a população LGBTI+ de uma maneira geral, têm os seus direitos negados e suas vidas postas em risco todos os dias”, afirma Bruna David. “Portanto, é de vital importância que as vivências dessas mulheres sejam visibilizadas e respeitadas.”

SERVIÇO:

MÊS DA VISIBILIDADE LÉSBICA

Lançamento do livro “Teologias Fora do Armário: teologia, gênero e religião” em São Paulo
Data: 29 de agosto de 2019 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Católicas pelo Direito de Decidir – Rua Martiniano de Carvalho, 71, casa 11 – Bela Vista – São Paulo/SP.
Vagas limitadas. Inscreva-se. Distribuição gratuita do livro.

Exibição do documentário “4 Minas” + bate-papo
Data: 30 de agosto de 2019 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Católicas pelo Direito de Decidir – Rua Martiniano de Carvalho, 71, casa 11 – Bela Vista – São Paulo/SP.
Entrada gratuita.

Roda de conversa – CAFÉministas: “Algumas experiências lésbicas nas religiões”
Data: 31 de agosto de 2019 (sábado)
Horário: 15h
Local: Católicas pelo Direito de Decidir – Rua Martiniano de Carvalho, 71, casa 11 – Bela Vista – São Paulo/SP.
Entrada gratuita.

Para mais informações: Facebook (/catolicasdireitodecidir), Instagram e Twitter (@ascatolicas) e site (catolicas.org.br).

Author: catolicas01

Share This Post On