Católicas reúne mulheres de todo Brasil para discutir gênero e religião

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Católicas pelo Direito de Decidir acredita que uma das formas de combater retrocessos e conquistar direitos sociais é investir na formação de lideranças, na produção e compartilhamento de conhecimento.

Por isso, a instituição investe no projeto Multiplicadoras de Católicas que consiste na formação e empoderamento de mulheres de diversas cidades brasileiras, por meio da realização de encontros regionais e nacionais sobre direitos das mulheres, gênero, sexualidade, teologia feminista, tolerância religiosa, entre outros temas.

Neste ano de 2016, o Seminário Nacional de Multiplicadoras de Católicas será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro e terá como tema central “Gênero, Sexualidade e Religião: Entre Dogmas e Direitos”. Serão abordados os impactos da epidemia do Zika vírus nos direitos reprodutivos no Brasil; as contribuições da teologia feminista com a justiça de gênero e sexualidade; assim como as implicações da relação entre religião e política na construção dos direitos sexuais e reprodutivos.  O encontro contará com as seguintes participações especiais:

Emanuelle Góes – Blogueira, Enfermeira, Coordenadora do Programa de Saúde do  Odara Instituto da Mulher Negra, Doutoranda em Saúde Pública (ISC/UFBA). (Salvador, BA)

Juan Marco Vaggione – Pesquisador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (CONICET) e professor de sociologia na Universidade Nacional de Córdoba. (Argentina)

Mary E. Hunt – Teóloga Feminista, Fundadora da Aliança das Mulheres para a Teologia, Ética e Ritual (WATER). (EUA)

Paula Viana – Feminista, Secretária Executiva do Grupo Curumim Brasil (Recife, PE)

O projeto Multiplicadoras de Católicas conta o apoio da Fundação Ford. Participarão deste encontro 41 mulheres de quinze estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. \o/

Nos canais digitais de Católicas, você sempre encontrará mais informações sobre este projeto e suas atividades. Se você tem interesse em ser uma Multiplicadora de Católicas pelo Direito de Decidir, escreva para: comunicacao@catolicas.org.br