INSCREVA-SE! Teologia e diversidade sexual são temas de livro a ser lançado e distribuído gratuitamente em SP

lancamento SP teologias fora do armario 2019


Divulgar o pensamento religioso cristão que não se rende às interdições da moral sexual castradora é objetivo do livro “Teologias Fora do Armário: teologia, gênero e diversidade sexual”, publicado pela organização Católicas pelo Direito de Decidir. Em comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica, a obra terá lançamento dia 29/08 (quinta-feira), às 19h, em São Paulo/SP, com distribuição gratuita.

ATENÇÃO: Devido a grande procura pela participação no lançamento e pela limitação de espaço, abrimos uma ficha de inscrição com 50 (cinquenta) vagas. É preciso se inscrever para participar do lançamento. Garanta já sua vaga clicando aqui

O livro apresenta pensamentos teológicos construídos em torno das questões de gênero e sexualidade. Os artigos também refletem sobre os impactos do fundamentalismo religioso nos direitos sexuais e direitos reprodutivos e sobre a violência contra as mulheres nos espaços religiosos.

“À revelia dos nossos tempos de fundamentalismo religioso, onde parece que só existe uma teologia que pensa na prosperidade e no bem estar individual, outras teologias vão acontecendo na margem das igrejas”, explica Regina Soares Jurkewicz, doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), integrante de Católicas pelo Direito de Decidir e organizadora da publicação. Segundo ela, os autores e as autoras do livro apresentam ideias que não estão contidas dentro da teologia clássica, possibilitando que outras realidades sociais sejam incorporadas no pensamento religioso.

O lançamento contará com um bate-papo sobre Religião e questões LGBTI+, composta por Regina Soares Jurkewicz, pela socióloga Tabata Tesser e a mestre em Ciência da Religião (PUC/SP) Bruna David. O diálogo será transmitido ao vivo pela página da organização no Facebook: /catolicasdireitodecidir.

“Teologias Fora do Armário já é ousado porque é um escrito sem visão única, não é fanatista e não é um escrito à serviço da subserviência”, afirma Tabata Tesser, ativista de Católicas pelo Direito de Decidir e autora do artigo “Legitimação da violência contra as mulheres no discurso religioso hegemônico”. “É um livro profético porque nossa teologia é feita no plural, falamos de teologias. Teologias para corpos que sentam no banco das nossas comunidades e professam uma fé diversa e revolucionária. O que fazemos neste livro é profecia em tempos que ‘cristãos’ utilizam das palavras do Evangelho para justificar o ódio e a morte como política.”

A publicação conta com artigos de André S. Musskopf, Bruna David de Carvalho, Cristiana de Assis Serra, Ivone Gebara, Leandro Noronha da Fonseca, Mary E. Hunt e Tabata Pastore Tesser. A apresentação é de Regina Soares Jurkewicz.

Mês da Visibilidade Lésbica

O lançamento da publicação integra a programação do Mês da Visibilidade Lésbica, realizada pela organização. A programação conta com a exibição de filme e rodas de conversa. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Toda a programação acontecerá na sede da organização, em São Paulo.

No dia 30 de agosto (sexta-feira), será exibido o documentário “4 Minas” (2012), que mostra a história de quatro jovens lésbicas do Estado de São Paulo. Dirigido pela cineasta, jornalista e musicista Elisa Gargiulo, o filme foi eleito o melhor documentário no Prêmio Cidadania em Respeito a Diversidade, da Associação da Parada do Orgulho LGBT, em 2013. Após a exibição, acontecerá um bate-papo sobre visibilidade lésbica e direitos humanos.

Já no sábado, dia 31 de agosto, será realizada a primeira edição do CAFÉministas com o tema “Algumas experiências lésbicas nas religiões”. A atividade contará com a participação da ialorixá Claudinha Rosa (Ilê Asé Ojú Oyá) e da educadora Ingrid Giffoni (Diversidade Cristã – Brasília), com mediação de Bruna David (Católicas pelo Direito de Decidir). O CAFÉministas é uma atividade realizada pelo grupo FÉministas, grupo que reúne mulheres de diversas comunidades de fé para dialogar sobre gênero, religião e direitos humanos.

SERVIÇO:

MÊS DA VISIBILIDADE LÉSBICA

Lançamento do livro “Teologias Fora do Armário: teologia, gênero e religião” em São Paulo
Data: 29 de agosto de 2019 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Católicas pelo Direito de Decidir – Rua Martiniano de Carvalho, 71, casa 11 – Bela Vista – CEP: 01321-001 – São Paulo/SP.
Inscrições abertas (vagas limitadas). Distribuição gratuita.

Exibição do documentário “4 Minas” + bate-papo
Data: 30 de agosto de 2019 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Católicas pelo Direito de Decidir – Rua Martiniano de Carvalho, 71, casa 11 – Bela Vista – CEP: 01321-001 – São Paulo/SP.
Entrada gratuita.

Roda de conversa – CAFÉministas: “Algumas experiências lésbicas nas religiões”
Data: 31 de agosto de 2019 (sábado)
Horário: 15h
Local: Católicas pelo Direito de Decidir – Rua Martiniano de Carvalho, 71, casa 11 – Bela Vista – CEP: 01321-001 – São Paulo/SP.
Entrada gratuita.

Para mais informações: Facebook (/catolicasdireitodecidir), Instagram e Twitter (@ascatolicas) e site (catolicas.org.br).

Author: catolicas01

Share This Post On