Ativismo católico e feminista em perspectiva: confira artigo de Mariana Malheiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em celebração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, Católicas pelo Direito de Decidir (CDD Brasil) compartilha um artigo que reflete sobre as questões feministas em interface com o catolicismo. Intitulado Possibilidades para um ativismo católico e feminista a partir de Católicas pelo Direito de Decidir, o texto foi produzido por Mariana Malheiros, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea na América Latina (PPGICAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Além disso, é advogada popular e ativista de CDD Brasil.

Publicado na Revista Senso, n. 23, edição de novembro/dezembro de 2021, o artigo lança um olhar crítico acerca das estruturas patriarcais da Igreja e a submissão imposta às mulheres. De acordo com a ativista e pesquisadora, “a palavra obedecer ainda é a realidade de milhares de mulheres nas igrejas.”

A partir das experiências da Teologia Feminista, Mariana Malheiros aponta o surgimento de movimentos como Católicas pelo Direito de Decidir e suas lutas pela democracia, a laicidade do Estado e os direitos sexuais e reprodutivos. Como discorre a autora, “o ativismo de CDD possibilita o diálogo entre mundos que se colocam como contraditórios e que nos desafiam a encontrar mais pontes, mesmo que os muros sejam mais visíveis.”

A leitura e a circulação do texto Possibilidades para um ativismo católico e feminista a partir de Católicas pelo Direito de Decidir mostra-se urgente e relevante em um cenário brasileiro caracterizado por inúmeros retrocessos nos Direitos Humanos, mobilizados pelo fundamentalismo religioso e o desrespeito ao Estado laico. Confira o artigo na íntegra clicando aqui.