PODCAST CatoLaicas

Tem sempre podcast novo para você! Em parceria com a Rádio Comunitária Cantareira, Católicas cria conteúdo inédito em programa quinzenal abordando temas como feminismo, direitos sexuais e reprodutivos, religião, fundamentalismos e mais.

Siga Católicas no Spotify e ouça nossos últimos episódios! Você também pode nos indicar um tema para o Podcast no final da página.

Viver uma vida livre de violências e com autonomia é um dos caminhos possíveis levados pela educação sexual. Conversar e refletir sobre sexualidade é uma ferramenta fundamental para o enfrentamento da gravidez precoce, das infecções sexualmente transmissíveis e da violência sexual. Convidamos a psicóloga Juny Kraiczyk, especialista em Bioética e diretora da organização ECOS: Comunicação em Sexualidade, para nos ajudar a compreender o que é educação sexual, qual a sua importância e os possíveis caminhos para avançar nos direitos sexuais e reprodutivos da população, principalmente a de adolescentes e jovens.

Como o fundamentalismo religioso atua nos retrocessos dos direitos reprodutivas de todas nós? Aliás, há na Bíblia algum trecho que condene diretamente a interrupção voluntária da gravidez? Para tratar do assunto, convidamos para o quinto episódio do #CatoLaicas, o podcast das católicas feministas, a pastora luterana Lusmarina Campos Garcia, teóloga e pesquisadora de Direito na UFRJ. Vem com a gente. Porque juntas andamos melhor.

A justiça reprodutiva é um conceito que está diretamente ligado aos direitos das mulheres. É um tema atravessado pela diversidade humana e pelas diferenças sociais e econômicas e, além de outras questões, também diz respeito ao acesso aos serviços de saúde e outros direitos essenciais da população. Aliás, é possível haver direitos sexuais e reprodutivos sem justiça reprodutiva? A diretora do Fundo Baobá, Fernanda Lopes, foi convidada por Católicas pelo Direito de Decidir para conversar sobre essa temática no quarto episódio do #CatoLaicas, o podcast das católicas feministas. 

Coordenação geral: Gisele Pereira | Apresentação: Solange Helena | Roteiro e edição: Raquel Melo | Sonoplastia: Fábio ACM.

INDIQUE UM TEMA PARA O PODCAST