#LegalizarParaAvançar: Católicas Pelo Direito de Decidir lança nova campanha pelo aborto legal no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Organização feminista vai na contramão de movimentos conservadores e busca sensibilizar sociedade para a garantia de direitos de meninas e mulheres.

Com o objetivo de sensibilizar e promover diálogo propositivo sobre aborto legal no país, a organização feminista Católicas Pelo Direito de Decidir lança, nesta terça-feira (28), em que o dia Dia Latino-Americano e Caribenho pela Descriminalização e Legalização do Aborto é celebrado, a campanha #LegalizarParaAvançar.

A ideia central da campanha é chamar atenção para o fato de que, ainda em 2021, há uma moralidade – religiosa e conservadora – que parou no tempo e é um grande entrave para o avanço dos direitos das mulheres no país, como é o caso da criminalização do aborto.

“Em um país que não oferece adequadamente educação sexual, acesso a métodos contraceptivos e que não se responsabiliza pela saúde reprodutiva de todas asmeninas e mulheres, criminalizar o aborto é, no mínimo, um ato de crueldade”, afirma Denise Mascarenha coordenadora geral de Católicas Pelo Direito de Decidir.

Nas redes sociais, junto com a hashtag, a organização lançará um vídeo que recupera proibições e medidas históricas que, pautadas pelo machismo, excluíram as mulheres da vida pública e cassaram seu direito à autonomia – e que hoje não mais fazem sentido como, por exemplo, a proibição do voto feminino e o uso da tese da “legítima defesa da honra”.

Em seguida, o vídeo segue e a locução coloca em perspectiva essas questões, afirmando que “hoje é fácil entender que esses pensamentos são um absurdo” e quebra a quarta parede, referindo-se ao espectador, e pergunta: “Quantos anos você vai precisar pra entender que esses [o direito ao aborto] também?”

Para sustentar este argumento, a organização recuperou comentários ofensivos que recebe constantemente em suas redes sociais e trouxe para o vídeo. Falas como “Aborto legal é o caralho! tem que pensar antes de engravidar!” e “Toda Mulher tem direito de não abrir as pernas e não de matar uma criança!” são reproduzidas na locução por vozes anônimas.

Mascarenha acredita que o momento político da campanha não só marca a data de luta no calendário feminista, mas também é oportuna tendo em vista que, recentemente, projetos de lei – tanto do governo federal, quanto de administrações municipais – que visam dificultar o acesso ao procedimento garantido por lei desde 1940, além de criar datas para celebrar o “Dia Nacional do Nascituro” e “Semanas de Combate ao Aborto”.

Institucionalmente, a organização espera criar condições políticas e sociais para superar uma cultura conservadora religiosa que fere diretamente a autonomia das mulheres. “Para nós, as motivações religiosas só reforçam nossa luta pela descriminalização e legalização do aborto. Não há nenhuma contradição entre ser católica e defender a legalização do aborto. Estamos mais uma vez unidas neste 28 de setembro”, conclui a coordenadora..

Em junho, a organização também lançou a campanha “Eu, você, Estado Laico: o que tem a ver?”. Vídeo-manifesto, parte da mobilização, lembrou a história da menina capixaba que veio a público em agosto de 2020 e a reação de religiosos conservadores que chocou o Brasil; “Crianças não são mães. (…). A defesa de um Estado Laico é a base fundamental para uma sociedade democrática. Estamos falando sobre existência”, diz o texto do vídeo.

Sobre Católicas pelo Direito de Decidir – Brasil:
Católicas pelo Direito de Decidir é uma organização social brasileira fundada no Dia Internacional da Mulher de 1993. O grupo composto por católicas feministas há 26 anos luta pelos direitos sexuais e direitos reprodutivos das meninas e mulheres no Brasil; sempre apoiadas na prática da teologia feminista para promover mudanças sociais, especialmente nos padrões culturais e religiosos. Mas não estamos sozinhas. Há outras Católicas pelo Direito de decidir na América Latina, Estados Unidos e Europa. Saiba mais aqui.

Siga nas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Spotify

_Assessoria de Imprensa | comunicacao@catolicas.org.br