NOTA DE REPÚDIO: Processo de seleção docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP

Share on whatsapp

Em março de 2024, o Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/Netmal iniciou a coleta de assinaturas da Nota de Repúdio sobre processo de seleção docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP. Em abril, com mais de 300 assinaturas, o GT Gênero e Religião, da própria Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE), solicitou a publicação da nota no site da Associação. Até o momento a nota não foi publicada.

A Nota de Repúdio foi divulgada por Católicas pelo Direito de Decidir anteriormente e entendemos que não apenas o conteúdo da nota, mas a lista de pessoas e grupos que a subscreveram, devem ser de conhecimento público e, por isso, a publicamos aqui. Como se poderá ver, apoiam a nota estudantes, docentes, pesquisadoras e pesquisadores, lideranças de vários setores, evidenciando como a questão mobilizou diversos setores em todo o país.

Muitas das pessoas que assinaram a Nota de Repúdio estão, de alguma forma, vinculadas à ANPTECRE, assim como o GT que solicitou sua publicação no site. O silêncio dessa associação representativa da Área, bem como de outras associações e instituições em relação ao ocorrido, evidenciam que, mais uma vez, políticas institucionais se colocam acima de questões de justiça social e de gênero. O silêncio é ensurdecedor.

Abaixo, segue a nota: