PERGUNTAS FREQUENTES

Por que defender o estado laico?

Porque um Estado Laico garante a equidade e igualdade a todos seus cidadãos  independentemente de qualquer religião e as decisões legislativas, judiciais e políticas públicas são formuladas à luz do direito e dos princípios da justiça. O Estado laico é aquele que respeita a pluralidade religiosa, que é democrático e não se subordina a nenhuma religião especificamente.

Por que defender os dsdr?

Porque todas as pessoas têm o direito de viver sua sexualidade com prazer, sem culpa e livre de preconceitos e discriminações. Entendemos que o acesso à educação sexual e aos meios anticonceptivos é um direito que deve ser garantido pelo Estado. Acreditamos na dignidade de todas as formas de amor e lutamos pelo respeito às diferentes identidades sexuais.

É possível ser feminista e católica?

Sim, é possível ser feminista  e católica. Dentro da tradição católica existem valores  da justiça, igualdade,  da dignidade, da inclusão e mutualidade que estão alinhados com o que defende o feminismo.

Quem financia Católicas?

Católicas recebe apoio de diferentes fundações e organizações internacionais e nacionais para realizar suas atividades. Contudo, não nenhuma ingerência por parte dessas organizações em nossa ação.

Vocês defendem o aborto?

Nós defendemos a justiça reprodutiva e a autonomia das mulheres em todas as esferas de sua vida, entre elas a decisão da maternidade. Nossa luta é contra a criminalização das mulheres e pela legalização do aborto, pois entendemos que a criminalização é uma violência contra as mulheres, principalmente as mais pobres, que se submetem ao aborto inseguro. Defendemos educação sexual para decidir, anticonceptivos para não abortar, aborto legal e gratuito para não morrer.