Multiplicadoras de Tianguá realizam Seminário: ABORTO, ELEIÇÕES E RELIGIÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DATA: 03 de Outubro de 2014

LOCAL: Sede da ESPAF – Escola de Formação Política e Cidadania – Av. Jacques Nunes, 201, Tianguá – CE

O Seminário Aborto, Eleições e Religião ocorreu dentro da dinâmica das Multiplicadoras de Católicas pelo Direito de Decidir, de estabelecer com a sociedade, através de suas organizações e grupos, um diálogo democrático e plural sobre questões que envolvem os direitos das mulheres, em especial sobre os direitos sexuais e direitos reprodutivos.

Nesse momento em que diversas/os candidatas/os disputam espaços de poder para governar o país, o tema: Aborto, Eleições e Religião chega para promover uma maior reflexão entre o aborto e as implicações políticas partidárias e religiosas.

Para realizar esse Seminário foi possível contar com o apoio do Movimento Ibiapabano de Mulheres- MIM, na mobilização das participantes, na organização do espaço, dos materiais e na exposição do tema. A Escola de Formação Política e Cidadania –ESPAF também foi parceira, cedendo o local para o encontro e a infra estrutura para sua realização: cadeiras, apoio na alimentação e xerox. A coordenação do Território da Ibiapaba apoiou o evento doando as pastas e canetas para que o material de CDD, distribuído no encontro, fosse guardado.
Participaram ativamente dos debates, 19 (dezenove) mulheres. No grupo estavam representadas sindicalistas rurais, coordenadora de base, educadora, agente comunitária de saúde, auxiliar administrativa, gerente financeira, integrantes do MIM, psicólogas, assistentes sociais, advogada, comunicadora popular, e coordenadora do Território da Ibiapaba. Parte dessas mulheres compõem o Centro de Referência das Mulheres de Tianguá e o CRAS de Ubajara.

A participação do grupo foi bastante ativa, tornando o Seminário mais identificado com uma boa Roda de Conversa. Muitas histórias, testemunhos, análises, críticas, debates e informações circularam durante toda a apresentação, que durou mais de 3 horas num rico debate e troca de informações.
As reflexões sobre o Estado Laico e Fundamentalismo ajudaram a perceber a importância da laicidade para o estabelecimento da democracia e dos Direito Humanos, porém quando o foco recaiu sobre o aborto, então o debate ficou mais acirrado. A conotação religiosa, argumentada em favor da vida desde a concepção, dividiu as opiniões do grupo. Os dados das pesquisas realizadas ao longo dos últimos 20 anos sobre o aborto ajudaram a compreender a sua magnitude no Brasil e no Mundo, bem como a gravidade dos seus impactos na vida das mulheres.

Na ocasião foram apresentadas e distribuídas várias publicações de CDD e outras, a saber: Pensando a Democracia, os Direitos Reprodutivos e a Tolerância Religiosa; O Bilhete; A presença das mulheres nos espaços de poder e decisão; Homens falam sobre aborto, uma pesquisa em São Paulo e Recife, panfletos de CDD e o texto: Se minha mãe tivesse me abortado de Laryssa Carvalho de 19 anos. O objetivo dessa ação foi possibilitar posterior aprofundamento dos temas debatidos e maior segurança sobre eles para qualificar o debate e as argumentações sobre o tema.

Na avaliação e encaminhamentos decidiu-se que essas informações e reflexões deverão ser multiplicadas em outros grupos e espaços. Sugeriu-se também que se fizesse uma pesquisa institucional para saber quais as estimativas dos abortos clandestinos e inseguros realizados em nossa região, a partir dos atendimentos em hospitais públicos, que procedimentos são utilizados e o número de morte materna decorrente de abortos inseguros. Outro desafio apresentado foi a necessidade de se reivindicar a presença de psicólogas/os e de assistentes sociais nas Unidades Básicas de Saúde.
A ideia é manter a articulação do grupo para outros momentos de estudos e debates e para encaminhar as sugestões apresentadas.

Liliane de Carvalho Silva

03 de Outubro de 2014
multiplicadoras de catolicas pelo direito de decidirmultiplicadoras de católicas pelo direito de decidir