Católicas do sul e sudeste se reúnem para discutir a atuação política das mulheres

Católicas pelo Direito de Decidir realiza entre os dias 9 e 12 de outubro de 2015 o Seminário Presença das mulheres nos espaços de poder e decisão. O evento, realizado no centro da capital paulista, contará com cerca de 40 mulheres que atuam como Multiplicadoras de Católicas em quinze cidades das regiões sul e sudeste.

O cenário político nacional exige nossa atenção. Durante a maior parte da história política do país, estivemos afastadas dos processos de criação de leis e projetos, além do debate sobre suas implicações no cotidiano social.

O movimento de mulheres e feministas vem alterando esta situação paulatinamente e conquistando algumas vitórias que contribuem para a melhoria de vida das mulheres. No entanto, tais conquistas não têm garantido a efetividade dos direitos das mulheres já contemplados na legislação brasileira. Ainda é preciso destacar que, mesmo direitos conquistados, têm sido atacados sistematicamente pelos religiosos e políticos fundamentalistas que invadiram o Congresso Nacional.

O sistema de cotas para as mulheres nos partidos e no modelo eleitoral representativo, por exemplo, não tem sido suficiente para garantirmos que as políticas nacionais respeitem efetivamente os direitos das mulheres. Aliás, algumas mulheres presentes na Casa do Povo são contrárias a direitos essenciais como acesso ao aborto legal, equidade de direitos civis entre pessoas hetero e homossexuais, etc. Estas ‘representantes’ foram cooptadas por religiosos infiltrados no Congresso, dando à sociedade a falsa impressão de que representam as mulheres quando, na verdade, representam ideologias religiosas que precisam ser combatidas.

É urgente que todas as mulheres envolvidas com a luta pela democracia, justiça social e os direitos humanos no Brasil se unam para lutar contra as investidas conservadoras que têm tentado retroceder em nossos direitos conquistados. É preciso pensar em estratégias de ação, articulação, de comunicação, de captação de recursos, de participação.

As Multiplicadoras de Católicas, presentes em todas as regiões do país, são ativistas políticas que, em seus espaços de inserção, lutam pelos direitos das mulheres brasileiras, de uma perspectiva feminista e católica. Nos próximos três dias estaremos juntas, pensando, debatendo e criando estratégias de ação em prol de nossos direitos.

Viva as Multiplicadoras! Viva as mulheres católicas feministas!

 

Author: rack

Share This Post On