Livro sobre teologia e diversidade sexual terá pré-lançamento e distribuição gratuita no RS

meme-pre lancamento teologias fora do armario_VI congreso genero e teologia_15 de agosto 2019


Divulgar o pensamento religioso cristão que não se rende às interdições da moral sexual castradora é objetivo do livro “Teologias Fora do Armário: teologia, gênero e diversidade sexual”, publicado pela organização Católicas pelo Direito de Decidir. Com distribuição gratuita, a obra terá pré-lançamento na próxima quinta-feira (15/08), das 19h às 21h, no VI Congresso Latino-americano de Gênero e Religião, em São Leopoldo/RS.

O livro apresenta pensamentos teológicos construídos em torno das questões de gênero e sexualidade. Os artigos também refletem sobre os impactos do fundamentalismo religioso nos direitos sexuais e direitos reprodutivos e sobre a violência contra as mulheres nos espaços religiosos.

“À revelia dos nossos tempos de fundamentalismo religioso, onde parece que só existe uma teologia que pensa na prosperidade e no bem estar individual, outras teologias vão acontecendo na margem das igrejas”, explica Regina Soares Jurkewicz, doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), integrante de Católicas pelo Direito de Decidir e organizadora da publicação.

Segundo Regina, os autores e as autoras do livro apresentam ideias que não estão contidas dentro da teologia clássica, possibilitando que outras realidades sociais sejam incorporadas no pensamento religioso. “O cristianismo católico e de outras igrejas ainda é fonte de outras propostas teológicas que estão com um olhar muito mais focado nas pessoas que não têm os seus direitos garantidos na atual sociedade.”

A publicação conta com artigos de André S. Musskopf, Bruna David de Carvalho, Cristiana de Assis Serra, Ivone Gebara, Leandro Noronha da Fonseca, Mary E. Hunt e Tabata Pastore Tesser. A apresentação é de Regina Soares Jurkewicz.

Outras atividades no Congresso

Além do pré-lançamento, Católicas pelo Direito de Decidir participa de outras ações na programação do VI Congresso Latino-americano de Gênero e Religião. A mesa temática “Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos” contará com a participação de Letícia Rocha, mestre em Ciências da Religião (Católicas pelo Direito de Decidir – Brasil), da pastora e teóloga Lusmarina Campos Garcia (Instituto de Estudos da Religião – ISER) e de Marta Alanis, fundadora das Católicas por el Derecho a Decidir – Argentina e figura importante na luta pela legalização do aborto na Argentina. A atividade acontece dia 16/08 (sexta-feira), das 14h às 15h30, no Auditório do Colégio Sinodal.

Sobre o Congresso

O VI Congresso Latino-americano de Gênero e Religião é um evento organizado pelo Programa de Gênero e Religião e pelo Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST. É um espaço de encontro, articulação, debate e produção de conhecimento no campo teológico feminista e dos estudos de gênero na América Latina. Neste ano, ocorre entre os dias 14 a 17 de agosto de 2019, em São Leopoldo/RS. Saiba mais: www.programadegeneroereligiao.wordpress.com


SERVIÇO:

Pré-lançamento do livro “Teologias Fora do Armário: teologia, gênero e religião”
Data: 15 de agosto de 2019 (quinta-feira)
Horário: 19h às 21h
Local: VI Congresso Latino-americano de Gênero e Religião – Tenda 3. Faculdades EST: Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho, São Leopoldo/RS.
Distribuição gratuita.

Para mais informações: Facebook (/catolicasdireitodecidir), Instagram e Twitter (@ascatolicas) e site (catolicas.org.br).

Author: catolicas01

Share This Post On