Podcast de Católicas pelo Direito de Decidir discute caminhos para alcançar justiça reprodutiva

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Terceira temporada estreia no próximo dia 03 de junho; primeiro episódio da produção das católicas feministas traz entrevista com a antropóloga Débora Diniz.

A discussão do aborto no Brasil sofre tentativas de silenciamentos constantes. Atualmente, com a revisão da decisão da Suprema Corte nos EUA, que pode limitar o acesso a este direito de milhares de mulheres, pode impactar também no cenário brasileiro. Mas como discutir este assunto, que ainda é considerado um crime no país e não uma questão de saúde pública? É neste contexto, buscando refletir, questionar e fortalecer o diálogo que estreia a nova temporada do podcast CatoLaicas, de Católicas pelo Direito de Decidir (CDD).

Ao longo de cinco episódios conduzidos por Jessica Lenna, estudante de Ciências Sociais e ativista da Rede de Jovens de Católicas pelo Direito de Decidir, as convidadas refletem sobre o que é a justiça reprodutiva e quais são as perspectivas de futuro para alcançá-la no Brasil em conversas que buscam inspirar em meio a um contexto de conservadorismos.

“Justiça reprodutiva não é apenas sobre aborto, mas não há conversa sobre justiça reprodutiva sem falar sobre aborto”, aponta Diniz em conversa no primeiro episódio desta temporada do CatoLaicas. “Em um ano de eleições, nossa agenda no campo de luta por direitos sexuais e reprodutivos seja a mais ampla possível.”

Os episódios irão ao ar semanalmente, todas às sextas-feiras, entre os dias 03 e 24 de junho. Quem inaugura o primeiro episódio é Debora Diniz, antropóloga e uma das vozes mais influentes quando o assunto é descriminalização do aborto no Brasil.

Entre as outras convidadas que continuam esse debate, estão: Simony dos Anjos, da Rede de Mulheres Negras Evangélicas; Regina Jurkewicz, uma das fundadoras de Católicas Pelo Direito de Decidir, e Letícia Rocha, integrante do núcleo de Incidência Religiosa da organização.

Estes episódios foram originalmente gravados no final de 2021 e início de 2022. A roteirização e edição foi realizada pela jornalista Raquel Melo e a sonoplastia por Fábio ACM, ambos da Badu Produções.

_Serviço | #CatoLaicas, o podcast das católicas feministas
Terceira temporada estreia no dia 03 e vai até 24 de junho.
O CatoLaicas está disponível no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts e no Anchor.

_Sobre o #CatoLaicas

Em 2020, para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, a organização lançou o CatoLaicas, um podcast que busca levantar e discutir questões de gênero, sexualidade e direitos humanos de forma geral.

Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e também foram veiculados na Rádio Cantareira, rádio comunitária localizada na periferia de São Paulo.

_Mais sobre Católicas Pelo Direito de Decidir:
Católicas pelo Direito de Decidir foi fundada no Dia Internacional da Mulher de 1993. A organização de católicas feministas há 26 anos luta pelos direitos sexuais e direitos reprodutivos das meninas e mulheres no Brasil. A organização se apoia na prática da teoria feminista para promover mudanças sociais, especialmente nos padrões culturais e religiosos. Conheça mais sobre Católicas:

Site | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Spotify

_Assessoria de Imprensa | Outras informações e contato para entrevistas
comunicacao@catolicas.org.br