Menina de 10 anos de idade vítima de estupro tem aborto negado pelo governo do Paraguai

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Tradução do artigo escrito por Juliana Britto para o site Feministing

O governo paraguaio está negando o serviço de abortamento legal que uma menina de 10 anos de idade, vítima de estupro e sua família solicitaram. A garota, que não teve o nome divulgado, foi estuprada pelo padrasto e só descobriu a gravidez depois de 20 semanas. Apesar de o aborto ser ilegal no Paraguai, exceto em casos de perigo extremo para a vida da gestante, o governo não abrirá exceção para o caso dela.

A gravidez nessa idade é, na verdade, muito perigosa, notas da blogueira Tara Culp-Ressler no ThinkProgress. Meninas menores de 16 anos tem 4 vezes mais chance de morrer e de ter complicações médicas no parto. Inclusive, 28 menores morreram devido a complicações na gravidez só no ano passado no Paraguai.

Já vimos esse problema de colocar as políticas antes das vidas das mulheres em toda América Latina. Ano passado, o Chile negou a uma menina de 11 anos o aborto que ela precisava e não muito antes disso, em El Salvador Beatriz, de 22 anos, quase morreu porque a justiça não permitiu que ela interrompesse uma gravidez. Se você precisa de mais prova do que isso para entender que esse é um problema sistêmico, no México as mulheres são presas por terem abortos espontâneos e, atualmente em El Salvador, 17 mulheres estão na cadeia pela interrupção de sua gravidez.

Negar às mulheres o aborto não é simplesmente sobre religião e diferença de opinião. É sobre negar às mulheres sua liberdade básica de autonomia sobre seus corpos, saúde e até suas vidas em alguns casos. A ONU compara o bloqueio ao acesso ao aborto como tortura. Culp-Ressler diz que: “Segundo as leis de direitos humanos, direitos reprodutivos são reconhecidos como um fator crítico na redução da mortalidade materna, e oficiais da ONU pedem aos países com bloqueis ao aborto letal que removam restrições desnecessárias ao acesso ao procedimento.”
Banir o abortamento legal coloca as vidas das mulheres em risco e não protege as crianças. Protege o poder.

Assine a petição da Anistia Internacional que pede para que o presidente Cartes garanta a essa jovem menina o aborto que ela necessita.