Uma vitória das mulheres, uma vitória da laicidade do Estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por Católicas pelo Direito de Decidir

No dia 12 de abril passado, o Supremo Tribunal Federal julgou a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) sobre a antecipação de parto de feto com anencefalia. Os ministros do STF, em uma votação histórica e emocionante, julgaram – por 8 votos a favor e 2 contra -, que as mulheres não devem ser submetidas à tortura de gestar, por nove longos meses, um ser incompatível com a vida, permitindo assim que aquelas que queiram abreviar esse sofrimento possam fazê-lo sem necessidade de autorização por meio de ação judicial e sem incorrer em crime.

A decisão do STF representa uma grande vitória para as mulheres brasileiras, afinal tratou-se de resgatar a cidadania de centenas de mulheres que agora podem, com segurança e recursos públicos, ter sua dignidade respeitada. Além da grandiosa conquista das mulheres, tratou-se também de importante vitória da laicidade do Estado brasileiro, afinal as alegações de quem é contra o aborto terapêutico por feto incompatível com a vida apoiam-se fundamentalmente em argumentos de ordem religiosa. Com esse importante reforço à laicidade do estado, toda a sociedade brasileira sai ganhando, pois somente com um Estado laico de verdade – que não legisla em função de princípios de nenhuma religião, mas preza e defende a diversidade religiosa que faz parte da cultura brasileira é que todas as pessoas terão respeitado seu direito de crença religiosa – e de não ter crença também.

Católicas pelo Direito de Decidir vem a público, portanto, para parabenizar os/as senhores/as ministros/as do STF pela brilhante  e ponderada decisão, bem como exigir do governo – em todos os níveis  – a implementação de políticas públicas imediatas que garantam que essa histórica decisão será cumprida e que as mulheres poderão, de fato, gozar o direito de decidir sobre seu corpo, sua saúde e sua vida.