Católicas pelo Direito de Decidir lamenta profundamente o falecimento de Fernando Pacheco Jordão. Companheiro da nossa conselheira Fátima Jordão, o jornalista foi fundamental na luta pelos direitos humanos.
Grande amigo de Vladimir Herzog, o jornalista teve sua brilhante carreira pontuada por uma trajetória ética e expressiva nas redações da Rádio Difusora, TV Excelsior, TV Cultura, TV Globo, Estadão e BBC, em Londres, além de ter tido papel fundamental, ao lado dos advogados Marco Antônio Barbosa e Samuel Mac Dowell, na construção do documento que demonstrou as falácias sobre a morte de Vlado.
Na sequência, escreveu “Dossiê Herzog – prisão, tortura e morte no Brasil”, literatura essencial para compreender a época violenta da ditadura no Brasil.
Fernando era patrono do “Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão’, realizado pelo Instituto Vladimir Herzog desde o ano de 2009.
Além de sua companheira e socióloga Fátima Jordão, Fernando deixa também os filhos Rogério, Bia e Júlia, acompanhados de sete netos.
O velório será hoje, 14/9, na TV Cultura, às 14h, e seu corpo será cremado amanhã, às 10h, na Vila Alpina.
Aos seus familiares, amigas e amigos, o nosso pesar.
Católicas pelo Direito de Decidir.