As Faculdades EST realiza entre os dias 5 e 8 de agosto, em São Leopoldo (RS), o IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. O tema desta edição será “História, saúde e direitos” e contará com a presença de estudantes, pesquisadores, pesquisadoras, representantes de instituições e grupos religiosos, integrantes e lideranças de movimentos sociais e agentes da gestão pública do Brasil e da América Latina.
A coordenadora de Católicas pelo Direito de Decidir, Yury Puello Orozco, realizará uma palestra sobre a questão do fundamentalismo religioso no Brasil e suas implicações na garantia dos direitos humanos, especialmente das mulheres.
Segundo a organização do Congresso, “a articulação entre gênero e religião é fundamental do ponto de vista acadêmico, social e político. Religião, tanto no âmbito das crenças individuais quanto das organizações e instituições religiosas, interfere profundamente na vida das pessoas. Isso pode se dar por meio do uso e manipulação, mas também na forma de reflexão crítica sobre a forma como são construídas as relações. Dentro dessa perspectiva, o Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião se constitui como um fórum de debate no sentido de denunciar os usos e abusos da religião para a manutenção de relações injustas e violentas. Por outro lado, é um espaço para apresentar e construir alternativas para que a religião seja um elemento catalisador de processos de transformação tendo como elementos de análise as construções sociais baseadas no sexo, no gênero e na sexualidade”.
Outras informações sobre o evento no site: https://www.est.edu.br/eventos/congresso-de-genero/apresentacao