Latinas debatem igualdade de gênero, autonomia e sustentabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No final do mês de outubro de 2016, aconteceram em Montevideo (Uruguai) dois eventos importantíssimos para os direitos das mulheres de nosso continente: o Fórum de Organizações Feministas, organizado por entidades feministas, e a XIII Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, organizada pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL). Ambos trataram dos desafios para a implementação efetiva da igualdade de gênero, da autonomia das mulheres e do desenvolvimento sustentável na região. Centenas de mulheres participaram dos encontros e debateram propostas políticas e de crescimento econômico orientadas, centradas no bem-estar das populações.

No Fórum de Organizações Feministas, as mulheres celebraram o aniversário de 40 anos do movimento na região, destacando conquistas em direitos, mas também demonstraram preocupação com a acentuação da desigualdade social e com as investidas golpistas que impactam a vida das mulheres. Para ler Declaração Política das Mulheres reunidas no Fórum de Organizações Feministas, clique aqui.

Na XIII Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, a meta traçada pelas participantes foi a garantia da igualdade de gênero na região até 2030, num documento chamado Estratégia de Montevidéu. O Brasil foi um dos países que assinou o documento sem fazer nenhuma ressalva em relação ao seu conteúdo, o que nos pareceu importante. Para saber sobre os detalhes da Conferência, clique aqui.