PERGUNTAS FREQUENTES
Por que defender o estado laico?
Porque um Estado Laico garante a equidade e igualdade a todos seus cidadãos independentemente de qualquer religião e as decisões legislativas, judiciais e políticas públicas são formuladas à luz do direito e dos princípios da justiça. O Estado laico é aquele que respeita a pluralidade religiosa, que é democrático e não se subordina a nenhuma religião especificamente.
Por que defender os dsdr?
Porque todas as pessoas têm o direito de viver sua sexualidade com prazer, sem culpa e livre de preconceitos e discriminações. Entendemos que o acesso à educação sexual e aos meios anticonceptivos é um direito que deve ser garantido pelo Estado. Acreditamos na dignidade de todas as formas de amor e lutamos pelo respeito às diferentes identidades sexuais.
É possível ser feminista e católica?
Sim, é possível ser feminista e católica. Dentro da tradição católica existem valores da justiça, igualdade, da dignidade, da inclusão e mutualidade que estão alinhados com o que defende o feminismo.
Quem financia Católicas?
Católicas recebe apoio de diferentes fundações e organizações internacionais e nacionais para realizar suas atividades. Contudo, não há nenhuma ingerência por parte dessas organizações em nossa ação.
Vocês defendem o aborto?
Nós defendemos a justiça reprodutiva e a autonomia das mulheres em todas as esferas de sua vida, entre elas a decisão da maternidade. Nossa luta é contra a criminalização das mulheres e pela legalização do aborto, pois entendemos que a criminalização é uma violência contra as mulheres, principalmente as mais pobres, que se submetem ao aborto inseguro. Defendemos educação sexual para decidir, anticonceptivos para não abortar, aborto legal e gratuito para não morrer.