Nota de repúdio à iniciativa do curso “Direito, Sociedade, Ideologia e Gênero”, promovido pela OAB-GO

meme-nota de repúdio curso OAB-GO_baixa

 

Chegou ao nosso conhecimento a existência de um curso sobre “ideologia e gênero”, ofertado pela OAB de Goiás. O professor do curso, Jean-Marie Lambert, é um notório opositor do movimento feminista, sendo adepto de neologismos que remetem a ficções fundamentalistas, como “homofascismo” e “cristofobia”.

Nos alarma saber que o espaço e os recursos da OAB-GO sejam utilizados para disseminação de uma agenda de obscurantismo misógino e LGBTfóbico. Já bastam os retrocessos cotidianos, incluindo a retirada recente, pelo MEC, das expressões “gênero” e “orientação sexual” da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O pavor contra o avanço da luta pelos direitos humanos tem produzido anomalias em espaços que deveriam contemplar o contraditório à luz de novas descobertas nos campos das ciências jurídicas e sociais, o que inclui, necessariamente, o reconhecimento dos movimentos feminista e LGBT como legítimos e parte da construção da noção moderna de cidadania.

É sabido que forças católicas e evangélicas fundamentalistas ocupam, em nosso país, o campo do Direito. Suas agendas de perpetuação de privilégios econômicos e políticos passa ao largo do interesse comum. Assim, registramos aqui nosso repúdio à Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás, bem como ao professor do curso mencionado. Enquanto pessoas e instituições insistirem em reagir contra o fortalecimento da democracia e da cidadania no Brasil, a luta pelo Estado laico deve se manter forte e vigilante.

Author: catolicas01

Share This Post On