Católicas lança campanha com rap feminista contra o fundamentalismo!

“O Estado é laico, mas a lei não”. Este trecho da música Mosaico que integra a campanha Católicas na Luta pelo Estado Laico e contra os fundamentalismos traduz a preocupante realidade de nosso País.

A laicidade é um princípio importantíssimo para que se tenha um país efetivamente democrático, justo, igualitário, pleno de direitos para todos/as, sem distinção.

Mas este princípio democrático tem sido violado sistematicamente no Brasil, cujo cenário político desenhado pelo Golpe e pelas eleições de 2016 indicam retrocessos nos direitos humanos e sociais.

E quem são esses profanadores? São políticos que atuam por interesses particulares, financeiros e religiosos. Pessoas que têm usado a religião – geralmente cristã – para fundamentar a criação das políticas públicas, impedir avanços e retroceder naquilo que conquistamos com tanta luta.

É de extrema importância que a sociedade brasileira defenda a laicidade como um direito essencial, entendendo que sua violação implica violação de muitos outros direitos, principalmente os Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

Por isso Católicas lança mais uma campanha educativa com o objetivo de fomentar este debate com a população, especialmente com as/os jovens.

Produzida pela Nosotras, a campanha conta com cinco videoclipes com músicas das artistas feministas Brisa De La Cordillera, Drika Ferreira, Ellen Souza, Lívia Cruz e Luana Hansen que, por meio da arte, lutam pelos direitos sociais, especialmente das mulheres, negros/as e LGBTs.

Suas letras tratam das violações de direitos que resultam do fundamentalismo religioso e político que reforçam o machismo, o racismo, a homofobia e a intolerância religiosa. Mas também falam do empoderamento das mulheres e das populações LGBT, negra e indígena na sua luta diária por uma vida digna, justa e livre da violência.

A partir de hoje postaremos um vídeo por semana nas nossas redes sociais!

Confira o primeiro clipe na playlist de nosso You Tube.

 

Católicas pelo Direito de Decidir

Assessoria de Imprensa

comunicacao@catolicas.org.br

Telefone: (11) 3541-3476

 

Confira também:

Brisa De La Cordillera canta “Mosaico” pelo direito da mulher decidir.

Conheça a produtora musical da campanha e as curiosidades sobre a criação das músicas feministas.

A igualdade de gênero pode começar na escola! Conheça as ideias da artista Drika Ferreira, autora da música Iguais e Livres!

Ellen Souza canta Notícias do Brasil pelo fim da intolerância religiosa.

Author: catolicas01

Share This Post On