Racismo Religioso é tema de oficina virtual promovida por Católicas pelo Direito de Decidir

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 14 de maio de 2023.

Estão abertas as inscrições para a oficina “Racismo Religioso: origens e consequências para o povo preto”, a ser realizada de modo virtual nos dias 20 e 27 de maio de 2023 (sábados). As vagas são limitadas e a oficina contará com emissão de certificado de participação para ouvintes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas do dia 11/04/2023 até 14/05/2023 clicando aqui.

A oficina visa um processo educativo de reflexão e estudo sobre o racismo religioso no Brasil e é direcionada a todas as pessoas que querem conhecer mais as origens desse fenômeno, para melhor entendimento e uma ação mais eficaz em seu grupo, coletivo etc.

A atividade será ministrada pela professora Cristina Borges, doutora em Ciências da Religião, coordenadora do NEAB da Universidade Estadual de Montes Claros, e tutora do Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião. Cristina é também pesquisadora das religiões brasileiras de matriz africana e do pensamento libertário latino-americano.

O que é racismo religioso?

O racismo religioso é uma forma de violência contra pessoas pretas pertencentes às tradições religiosas de matriz afro-brasileiras. Essa violência tem como base o racismo estrutural e institucional, que relega a população preta a um lugar marginal com pouca ou nenhuma possibilidade de ascensão social, política e profissional, e a expõe à violência imputada pelo Estado.

De acordo com Letícia Rocha, integrante de Católicas pelo Direito de Decidir, as origens do racismo religioso encontram-se no período colonial, período em que as crenças dos povos escravizados foram consideradas práticas “incomuns”, “primitivas” e “obsoletas”, se comparadas ao cristianismo católico europeu, em vigor naquele período.

“O cristianismo, em sua versão católica, contribuiu exponencialmente para o apagamento da existência das crenças trazidas pelos povos de África, construindo as bases para o racismo religioso com a prerrogativa de que esta seria uma forma de salvação, uma vez que os pretos eram marcados pelo ‘pecado’”, explica Letícia Rocha.

Sobre Católicas pelo Direito de Decidir

Católicas pelo Direito de Decidir é uma organização social brasileira fundada no Dia Internacional da Mulher de 1993. O grupo é composto por católicas feministas que há 29 anos lutam pelos direitos sexuais e direitos reprodutivos das meninas e mulheres no Brasil; sempre apoiadas na prática da teologia feminista para promover mudanças sociais, especialmente nos padrões culturais e religiosos.

SERVIÇO
Oficina “Racismo Religioso: origens e consequências para o povo preto”
Data: 20 e 27 de maio de 2023 (sábados).
Horário: 9h às 11h30 (horário de Brasília).
Via plataforma online. Com emissão de certificado.
Inscrições gratuitas de 11/04/2023 a 14/05/2023 em www.catolicas.org.br.
Assessoria de Imprensa: comunicacao@catolicas.org.br.